Português English
Jardim Ângela (Co-produção) Doc . 35mm . cor . 71’ . 2007
Sobre o filme

Uma produção Associação Cultural Kinoforum, 24 VPS Filmes, Casa Azul e Superfilmes
Co-produção: TV Cultura
Co-Patrocínio: Prefeitura do Município de São Paulo
Apoio: Estudios Mega e MegaColor


Os jovens moradores do Jardim Ângela são divididos entre aqueles que já trabalharam para o tráfico de drogas e aqueles que, com uma sólida formação familiar, jamais se envolveram com esse tipo de crime. O documentário focaliza essa cisão explícita na visão de mundo e no dia-a-dia desses rapazes e moças: ceder ou não à tentação de ganhar um “dinheiro fácil” trabalhando para os traficantes da região.


A estrutura do filme foi toda construída a partir da oficina de vídeo que foi ministrada pela Associação Cultural Kinoforum no Jardim Ângela em 2005. Há mais de cinco anos a Kinoforum vem realizando oficinas em diversos pontos da periferia de São Paulo. O objetivo é construir através linguagem audiovisual a subjetividade dos alunos, conscientizando-os para o poder da imagem no mundo globalizado em que vivemos e também abrindo possibilidades de geração de renda a curto prazo.


O documentário “Jardim Ângela” faz um retrato da periferia da capital financeira do nosso país e, além de chegar aos cinemas comerciais, também será exibido em ONGs, escolas públicas e privadas, universidades, associações de bairro e encontros no Brasil e no exterior sobre a questão dos direitos humanos. Além do longa-metragem de 80 minutos para o circuito comercial, também faremos uma versão de 52 minutos para emissoras de televisão.

Sinopse

“Jardim Ângela” é um documentário sobre a periferia de São Paulo, mais precisamente sobre o Jardim Ângela, como sugere o título,bairro que, durante muitos anos, liderou o ranking das regiões mais violentas da Grande São Paulo. Com cópia final em 35 mm e 71minutos de duração, o documentário foi feito a partir de uma oficinade cinema ministrada pela Associação Cultural Kinoforum, que, háseis anos, vem promovendo uma espécie de inclusão audiovisual naperiferia da cidade, proporcionando aos alunos a possibilidade dedocumentar a comunidade onde vivem em curtas de ficção, documentários, filmes de animação ou trabalhos mais experimentais. “Jardim Ângela” focaliza uma região dividida pelo tráfico de drogas. Há os que aceitam a convivência promíscua com os traficantes e há os que jamais se envolveram com o crime. O documentário focaliza avisão de mundo desses jovens, que também querem mostrar o ladopositivo da periferia de São Paulo.

Diretor Evaldo Mocarzel

Evaldo Mocarzel nasceu em 1960 em Niterói, Rio de Janeiro. Formou-se em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como jornalista e foi editor do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo durante oito anos. Cursou Cinema na New York Film Academy e fez parte, durante quatro anos, do Círculo de Dramaturgia do diretor Antunes Filho, no CPT, em São Paulo. Realizou os curtas Retratos no Parque (1999) e À Margem da Imagem (2001). Retomou o tema deste último, a vida de moradores de rua em São Paulo, transformando-o num longa, também chamado À Margem da Imagem (2003). A partir daí realizou diversos filmes: Mensageiras da Luz - Parteiras da Amazônia (curta e longa, 2004), Primeiros Passos (2005), Do Luto à Luta (2005), À Margem do Concreto (2006), Jardim Ângela (2007), O Cinema dos Meus Olhos (2007), Brigada Pára-quedista (2007), Sentidos à Flor da Pele (2008), À Margem do Lixo (2008), BR-3 (2009), Quebradeiras (2009), Cinema de Guerrilha (2010), São Paulo Companhia de Dança (2010), Cuba Libre (2011), Hysteria (2012), A Última Palavra é a Penúltima (2012), Antártica (2013) e Dizer e Não Pedir Segredo (2013). 




Elenco

Alunos das Oficinas:


Aline Ferraz Silva, Andréa Ramos da Conceição, Ari Araújo, Ana Claudia Silva, Bruno Viana do Nascimento, Camila Oliveira, Dinalva Paula dos Santos, Fabiano Leite da Silva, Jacy Sousa Guedes, Jonathan Saraiva, José Milton, Maurício Luis Menezes, Nilson Ferreira, Patrícia Gonçalves de Melo, Rafael Oliveira (Ghost), Wanderléia Pimenta e Washington Silva.

Equipe

Direção

Evaldo Mocarzel


Produção Executiva

Zita Carvalhosa


Roteiro

Evaldo Mocarzel e Marcelo Moraes


Direção de Fotografia

Thiago Ribeiro


Montagem

Marcelo Moraes


Coordenação das Oficinas Kinoforum

Christian Saghaard


Colaborador pedagógico (Jd Ângela)

Evaldo Mocarzel


Direção de Produção

Jorge Guedes


Produção de Finalização

Letícia Santos


Edição de Som

Miriam Biderman, Ricardo Reis e Ana Chiarini


Design do Folder e Cartaz BVDA/Brasil Verde

 

Equipe das Oficinas:
Luciano Oliveira, André Oliveira, Eder Augusto, Marcello dos Santos, Vanessa Reis, Rodrigo Botoso, Daniel F. Souza, Negro JC, Patrícia Alencar, Ingrid Gonçalves, Nádia Mangolini, Flavio Gobbato, Rogério de Paula Almeida

 

 

 

 

Festivais

  • Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2006 
  • Mostra de Cinema de Tiradentes 
  • Festival de Cinesul 2007
  • Festival do Rio 2007
  • Mostra Internacional de Cinema 2007
  • 2º Festival Paraná Latino 2007 - Prêmio de Melhor Direção
  • Festival de Havana 2007
  • Mostra de Cinema de Itabira 2008
  • Festival International du Film d'Environnement 2008
  • XI Festival do Cinema Brasileiro de Paris 2009
  • Arraial Cine Fest 2009 – Prêmio de Melhor Documentário Júri Oficial 2009
  • Festival Brasileiro de Londres 2009



facebook.com
 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br