Português English
FILME: Fotografação
Estreia de Fotografação
09 de abril de 2019

Fotografação, de Lauro Escorel, teve sua estreia mundial na 24º edição do festival É Tudo Verdade.

 

 

Dois vetores dialogam no primeiro documentário de longa-metragem de Lauro Escorel: a história da fotografia brasileira, dos pioneiros ao digital, e a influência desta nas estratégias estéticas abraçadas por Lauro em sua arquipremiada atividade como diretor de fotografia (São Bernardo; O Rei da Noite; Bye Bye Brasil; O Xangô de Baker Street). “Fotografação” é assim como que um desenvolvimento híbrido de duas das obras anteriores de Escorel como diretor bissexto: o longa ficcional “Sonho Sem Fim” (1985), sobre o pioneiro do cinema gaúcho, Eduardo Abelim (1900-1984), e o curta documental “Improvável Encontro” (2016), sobre as vidas e as obras de dois pioneiros da moderna fotografia brasileira, José Medeiros (1921- 1990) e Thomas Farkaz (1924-2011), não por coincidência também eles artistas anfíbios, com essenciais carreiras também em cinema. 

por Amir Labaki, Valor Econômico

 

Fotografação, do fotógrafo e cineasta Lauro Escorel, é um périplo amoroso pela fotografia em Terra Brasilis, dos pioneiros como Marc Ferrez, Dom Pedro II e Mário de Andrade à febre contemporânea da fotografia digital. Poderia ser – e até certo ponto é – uma crítica à banalização da fotografia. Mas o longa é, acima de tudo, uma declaração de amor ao País, cuja imagem foi laboriosamente construída, ao longo de décadas, pelas imagens fotográficas que registraram seu povo, em seus diversos momentos históricos. Filme rigoroso e comovente.
por Luiz Zanin, Estadão
Mais notícias sobre o filme Fotografação
Fotografação: estreia mundial no É Tudo Verdade
Fotografação é contemplado pelo Edital da Spcine.
Fotografação ganha o Fomento ao Cinema Paulista
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br