Português English
FILME: Rio Cigano
Trama sobre ciganos cria faroeste fantástico
18 de setembro de 2015

http://folha.com/no1682496http://folha.com/no1682496http://folha.com/no1682496Após a estreia no Caixa Belas Artes haverá um debate com Julia, e em seguida uma festa com a banda GRAND BAZAAR no Bar KabulEm "Rio Cigano", Primeiro longa da diretora Julia Zakia, TEMOS Uma especie de faroeste fantástico no árido sertão nordestino Território fazer.SERGIO ALPENDRE


SÉRGIO ALPENDRE

COLRABORAÇÃO PARA A FOLHA DE S. PAULO

http://folha.com/no1682496 


Em "Rio Cigano", primeiro longa da diretora Julia Zakia, temos uma especie de faroeste fantástico no território árido do sertão nordestino.


Um grupo de ciganos caminha rumo às margens do rio São Francisco. Quando precisam atravessar terras privadas, entram em choque com proprietários locais.


Uma menina, Reka, perde-se do grupo e é raptada pelos funcionários da fazenda. Passa a ser criada com eles, trabalhando como faxineira para uma condessa misteriosa.


Kaia, uma amiga de infância, vai à procura de Reka quando se torna adulta. E assim vemos a retomada de contato entre as duas meninas que brincavam alegremente no início do Filme e o processo de desenraizamento pelo qual irão passar.


Enquanto retém seu olhar nsa ciganos, na maneira como vivem e convivem entre si, o filme demonstra algum talento da diretora, e habilidade parágrafo captar detalhes do relacionamento humano.


Quando mostra somente os donos da terra, esbarra por vezes no mesmo maniqueísmo que contamina alguns filmes brasileiros recentes, como "Que Horas Ela Volta?".


Felizmente, esse segundo aspecto se resolve, pois Julia Zakia está mais interessada em mostrar os ciganos, suas crenças e as dificuldades de aceitação que eles sofrem, assumindo o místico na vilania daqueles que os oprimem.


A diretora encara o risco e contrapõe quem não tem posses aos latifundiários, os livres de espírito aos prisioneiros de códigos sociais, a natureza à clausura de um casarão escuro, a movimentaão da câmara à rigidez da encenação.


O próprio filme se divide, com erros, acertos e uma certa confusão narrativa, entre um experimentaão e o drama convencional com elementos de horror. E dessa salada toda temos um trabalho no mínimo interessante.

Mais notícias sobre o filme Rio Cigano
RIO CIGANO NOS CINEMAS
Estreia internacional de "Rio Cigano"
"Rio Cigano" na Mostra Transições em Tiradentes
EMIR KUSTURICA a respeito do filme RIO CIGANO
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br