Português English
FILME: Obra
Crítica de "Obra" no site Omelete
11 de setembro de 2014   http://tinyurl.com/obraomelete

Após sua estreia mundial em Toronto, no Tiff (Toronto International Film Festival), o primeiro longa-metragem de Gregorio Graziosi recebeu uma crítica no site Omelete, escrita por Érico Borgo. Leia abaixo:

Obra, estreia na direção de longas-metragens do paulistano Gregório Graziosi, é a culminação da linguagem estética experimentada pelo cineasta em seus elogiados curtas.

Sempre desprivilegiando os movimentos de câmera, Graziosi cria tensão através de imagens estáticas. Os quadros, pelos quais os personagens navegam presos, são acompanhadas pelo som primoroso de Fabio Baldo, que cria um lamento urbano constante, dando vida a uma São Paulo claustrofóbica, emparedada por todos os lados, cuja única sugestão de fuga é a serra distante.

Lindamente registrado em preto e branco por André Siqueira Brandão, o filme também olha para baixo, para o passado esquecido da metrópole, a cidade sobre a qual o novo foi eregido.

Na trama, em que o não-dito é tão ou mais poderoso que os diálogos, um arquiteto proeminente (Irandhir Santos) também é forçado a olhar sob o solo - e para trás. Ele está prestes a ter seu primeiro filho, quando um cemitério clandestino é descoberto no novo empreendimento da família, em terreno de propriedade do avô moribundo. Incentivado pelo pai a olhar para o lado, o arquiteto precisa lidar com o doloroso legado de sua família enquanto sua própria saúde começa a espelhar a dos outros homens da família..

Pensado para estabelecer relações entre estados emocionais, arquitetura, fisicalidade, moralidade e a cidade em si, Obra é um filme cuidadoso, em que nada é deixado ao acaso. Uma visão particular e crítica da maior cidade brasileira - mas uma que ainda acredita que é possível mudar.

Mais notícias sobre o filme Obra
OBRA ganha Edital de Desempenho Artístico
OBRA COMPETE PELO PRÊMIO NETFLIX
Filmografia de Graziosi na Cinemateca Francesa
Obra no Festival de Chicago
Fotografia de OBRA é reverenciada
O lançamento de OBRA no Correio Braziliense
TV Carta Capital - OBRA em destaque
Crítica do Obra no site Papo de Cinema
OBRA na Cinemateca Francesa
"Obra" recebe crítica no Estadão
"Obra" no Festival do Rio
"Obra" estreia no Tiff - Festival de Toronto
Obra: show homenageia ator e músico Marku Ribas
"Obra" na revista Variety
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br