Português English
FILME: Itinerários do Olhar
ESTREIA HOJE NO CANAL BRASIL ITINERÁRIOS DO OLHAR
02 de setembro de 2019

 

Estreia hoje no Canal Brasil, a mais nova produção da Superfilmes. Dirigida por Lauro Escorel, Itinerários do Olhar é uma série documental de cinco episódios que apresenta uma narrativa visual do país. O Brasil retratado por dez fotógrafos, de diferentes épocas, motivações e inspirações.

No detalhamento de percursos individuais são apontadas as semelhanças e diferenças entre os olhares de cada fotógrafo. Os episódios apontam os  caminhos, nas diferentes épocas, da criação da imagem de nosso país, para Brasileiros e  para o mundo.

 

Itinerários do Olhar será exibida no Canal Brasil entre os dias 2 e 30 de setembro, às segundas-feiras às 20h30.

O surgimento da fotografia no Brasil, a relação do retratista Joaquim Insley com o imperador Dom Pedro II e o trabalho com paisagens de Marc Ferrez são abordados no episódio que abre a temporada. A experimentação visual e o marketing nas fotomontagens de Vincenzo Pastore e Valério Vieira são tema do segundo capítulo; seguido por as diferenças nos estilos de Alice Brill e Hildegard Rosenthal, exiladas da Alemanha com a ascensão do nazismo e o início da Segunda Guerra Mundial e pela descrição da presença negra no país sob o olhar dos franceses Marcel Gautherot e Pierre Verger. No último programa, Escorel  discorre sobre o improvável encontro entre as linguagens artísticas opostas de José Medeiros e do húngaro Thomaz Farkas.


Horários alternativos: 
Quarta-feira, às 07h 

Quinta-feira, às 14h30 

 

 

Mais notícias sobre o filme Itinerários do Olhar
O Brasil em Imagens é contemplado pelo FSA
O Brasil em Imagens no Canal Brasil
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br