Português English
O Pontal do Paranapanema Doc . Video digital . cor . 52’ . 2005
Sobre o filme

O projeto do circuito “Rodando o Pontal” nasceu como um desdobramento da realização do documentário “O Pontal do Paranapanema”, tendo por objetivo exibir a produção para a população da região onde ele foi gravado, promover debates após cada exibição com o diretor e os participantes do documentário, autoridades e a população. Ocorreram apresentações públicas e gratuitas em sete cidades: Assis, Presidente Prudente, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, Rosana, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau.

A viabilização do circuito “Rodando o Pontal”, além do patrocínio da Petrobras, tem o apoio da Duke Energy - Geração Paranapanema da e da Fundação ITESP- Fundação Instituto de Terras de São Paulo, da UNESP, do SENAC de Presidente Prudente, da Associação de Proteção do Rio Paraná e Matas Ciliares – APOENA, Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ; Rede de ONG’s da Mata Atlântica; Jornal O Imparcial e do Laboratório de História Ambiental da UNESP/Assis, dos Hotéis Portal D’Oeste e Itaverá, e das prefeituras municipais onde ocorrerá a exibição.

Sinopse

Um dos principais centros de conflitos pela terra no Brasil, ali estava a última grande reserva florestal de mata atlântica do interior do Estado de São Paulo. Foram mais de 100 anos de violência social e ambiental. O documentário “O Pontal do Paranapanema” conta essa história, desde o início da grilagem das terras, a chegada dos pioneiros, a exploração marcada pela formação das grandes fazendas, os impactos sociais e ambientais, até as ocupações pelo movimento dos sem terra, o começo da reforma agrária e as tentativas de buscar um desenvolvimento sustentável para a região.

Depois de tanta devastação, algumas feridas começam a cicatrizar, mas o futuro ainda é incerto... uma história que se repete por todo o Brasil.

Diretor Chico Guariba

Profissional das áreas de cinema, vídeo e meio ambiente há mais de 20 anos, hoje dirige a Ecofalante, Organização Não Governamental voltada para educação e gestão ambiental e, para o desenvolvimento de projetos sócioambientais e culturais.

Roteirista, Diretor e Produtor de Cinema e Vídeo: Ranchinho - Documentário em cinema sobre o artista plástico primitivista Ranchinho. Parque Ecológico Auriverde - Vídeo Institucional. Roteiro, Produção, Direção e Edição. Vídeo sobre o Parque localizado no município de Iepê, SP. Fundação Educacional do Município de Assis - Vídeo Institucional. Betacam, 20 minutos, CEPECOM, Assis, setembro de 2000. Preservação Ambiental: O Caminho para um Futuro Melhor - Pesquisa, Roteiro, Produção, Direção e Edição do documentário. Água, Vida a caminho da Extinção - Produção, Direção e Edição do vídeo educativo.

 

 

 

Equipe

Direção
Chico Guariba

 

Produção Executiva
Zita Carvalhosa

 

Roteiro
Júlio Rodrigues

 

Consultoria Histórica
Paulo Henrique Martinez


Direção de Fotografia
Bruce Douglas


Direção de Produção
Afonso Coaracy


Direção de Arte e Pós-Produção
Rudi Böhm


Montagem
Mirella Martinelli, Marcio Miranda Perez


Edição de som e Mixagem
Eduardo Santos Mendes


Narração
José Rubens Chachá


Trilha Original
Mario Manga

Festivais

  • Selecionado no 5º Ecocine – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental 2006.
  • Participou do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela 2006.
  • Melhor documentário na II Mostra Internacional de Cinema Ambiental.Troféu baobá
  • Mostra Ecocine – Cabo Frio
  • I Mostra Nacional de Vídeos Ambientais de Vila Velha.
  • VII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental Goiás
  • I Festival Latino-Americano de Vídeo Ambiental de Iraquara - Prêmio de Melhor Vídeo-Documentário
  • Festival de Cinema de Campinas 2005
  • 32º Jornada Internacional de Cinema da Bahia 2005
  • 9º Festival de Cinema, Vídeo Dcine de Curitiba 2005.
  • Cineamazônia 2004



facebook.com
 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br