Português English
Pixinguinha e a velha guarda do samba Doc . 35mm . cor . 10’ . 2006
Sobre o filme

Uma produção Superfilmes e Thomaz J Farkas.

Projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural.


“Este é um documentário de curta-metragem inédito que utiliza imagens rodadas há mais de cinqüenta anos. Em abril de 1954, durante os festejos do IV Centenário de São Paulo, eu fui ao Parque do Ibirapuera com minha Kodak 16mm, de corda, e filmei 6 minutos de um espetáculo maravilhoso do Pessoal da Velha Guarda, com Pixinguinha, Donga, João da Bahiana, Almirante, Alfredinho do Flautim, Jacó Palmieri e Benedito Lacerda.
O filme branco e preto esteve desaparecido desde então. Parece que foi de propósito que, no final do ano passado, num dia em que eu estava verificando velhas latas de meus filmes, ali estava, inteirinho e em perfeito estado, “o filme do Pixinguinha”.
O que dizer então dos seis minutos da Velha Guarda do Samba, que eu saiba, as únicas imagem em movimento do grupo de que se tem registro? A festa do IV Centenário de São Paulo, o Parque do Ibirapuera: tudo isso, cinqüenta anos depois, fica mais importante. Como não fiz registro de som, apenas as imagens foram documentadas. O Instituto Moreira Sales identificou as músicas que são tocadas pelo grupo ("Ele e eu" e "Patrão prenda seu gado") e sonorizou o filme. Foram usadas gravações da época e a participação de Teco Cardoso e Betinho Sodré.” (Thomaz Farkas)

Sinopse

Em abril de 1954, Thomaz Farkas filmou, com uma câmera 16mm de corda, uma apresentação de Pixinguinha e o Pessoal da Velha Guarda no parque do Ibirapuera, em São Paulo, durante festejos do IV Centenário da cidade. Este material se perdeu e foi reencontrado 50 anos depois. O filme conta essa história e recupera o material.

Diretor Thomaz Farkas

Nascido na Hungria em 17.09.1924, foi naturalizado brasileiro em 1949. Engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP, foi fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Produziu e/ou co-produziu, a partir de 1968, 33 filmes documentários de curta e média-metragem, e 8 longas-metragens, tendo sido diretor de vários deles. Foi  Professor-Doutor na Escola de Comunicações e Artes da USP, diretor e conselheiro da Bienal de São Paulo, além de presidente do Conselho da Cinemateca Brasileira. Em Junho de 2006 lançou o Livro “Notas de Viagem Thomaz Farkas” pela Editora CosacNaify. Participou de várias exposições de fotografias, mostras de filmes no Brasil e Exterior, tendo falecido em 2011. 

Diretor Ricardo Dias

Ricardo Dias é biólogo e cineasta formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em cinema pela New York University (bolsista da Fundação Fulbright e da CAPES). Trabalha em cinema desde 1977. Realizou diversos curtas e médias-metragens, e também trabalha dirigindo documentários e programas educativos para a televisão. Em 2009, lançou o documentário de longa-metragem Um Homem de Moral, e em 1999 o documentário de longa-metragem , Prêmio União Latina de Melhor Documentário no Festival de Biarritz. Realizou anteriormente o documentário de No Rio das Amazonas (1995), que recebeu oito prêmios nacionais, dentre eles Melhor Filme (Cuiabá - 95), Melhor Diretor (Brasília - 95) e Prêmio APCA (Melhor Filme Brasileiro de 95 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte).

 

Equipe

Direção

Thomaz Farkas e Ricardo Dias


Produção Executiva

Zita Carvalhosa


Direção de Fotografia

Thomaz Farkas e Pedro Farkas


Direção de Produção

Daniel Santiago


Som Direto

Gabriela Cunha


Montagem

Marcio Miranda Perez


pesquisa Musical

José Luiz Herencia e Marcelo Nastari


Edição de Som

Daniel Turini


Mixagem

Paulo Gama

Festivais

  • Prêmios Saruê, Marco Antônio Guimarães e Conterrâneos no 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2006)
  • Melhor Edição de Som - Cine PE 2007
  • Prêmio Especial do Júri - Festival de Cuiabá 2007
  • Prêmio Espaço Unibanco de Cinema - 18º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo
  • Prêmio de Melhor Documentário - Festival de Cinema de Comunicurtas Campina Grande 2008
  • Selecionado para a 20ª Mostra do Audiovisual Paulista (2006)
  • Mostra de Cinema Brasileiro de Osasco
  • Convidado para participar do  Araribóia Cine - Festival de Cinema
  • RECINE - Festival Internacional de Cinema de Arquivo



facebook.com
 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br