Português English
O Mundo Cabe numa Cadeira de Barbeiro (Co-produtora) Doc . Vídeo . cor . 55’ . 2002
Sobre o filme

Co-Produtores: TV Cultura TVS – Rede Sesc Senac de Television 

Produzido por Synapse, Museu da Pessoa e Superfilmes 
Distribuição por Synapse

Sinopse

O filme conta a história de seis fios de cabelo que estão na cabeça de seis pessoas diferentes, vindas de diversos países (Portugal, Bolívia, Japão, Espanha, Itália e Síria) e moradores da cidade de São Paulo. Através destes fios de cabelo, o documentário alinha as histórias das imigrações estrangeiras em São Paulo no século XX.

Diretor José Roberto Torero

José Roberto Torero dirigiu seis curtas, dois como aluno da ECA-USP e quatro pela Superfilmes: Morte, Amor! (melhor filme nos festivais de Havana, Vila do Conde, Palm Springs, Santiago do Chile, Toronto, Gramado e Brasília), A Alma do Negócio (melhor filme em quatro festivais, inclusive no de Drama, na Grécia), e O Bolo, que fez parte do longa-metragem “Felicidade é...”, prêmio especial do júri no Festival de Hamburgo).

 

Pela Superfilmes também realizou o média-metragem O Mundo Cabe Numa Cadeira de Barbeiro, para a TV Cultura, e o longa Como Fazer um Filme de Amor.

 

Também roteirizou o curta Uma História de Futebol, finalista do Oscar em 2001, e sete longas, entre eles Memórias Póstumas, Pequeno Dicionário Amoroso, Pelé Eterno e O Contador de Histórias.

 

Publicou 30 livros (entre eles O Chalaça, prêmio Jabuti de Romance) e escreveu uma coluna sobre futebol na Folha de S.Paulo de 1998 a 2012.

 

Na TV, por oito anos escreveu o quadro Retrato Falado, exibido dentro do Fantástico, além da série FDP,  exibida pela HBO a partir de abril de 2012.

Equipe

Direção e roteiro

José Roberto Torero


Argumento

Julio Worcman, José Santos Matos e Karen Worcman


Narração

Paulo José e Paulo César Pereio


Produção

Synapse Produções, Museu da Pessoa e Superfilmes


Co-produção

TV Cultura, STV – Rede Sesc Senac de Televisão

 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br