Português English
Memórias Póstumas Fic . 35mm . cor . 102’ . 2000
Sinopse

Após sua morte em 1869, Brás Cubas, disposto a se distrair um pouco da eternidade, decide narrar suas memórias e revisitar os fatos mais marcantes de sua vida. E adverte: "A franqueza é a primeira virtude de um defunto".

E é com desconcertante sinceridade que Brás Cubas conduz o espectador à sua infância e juventude, relembrando incidentes familiares e personagens como o amigo Quincas Borba que reencontra adulto como mendigo e depois milionário. Discorre sobre sua displicente formação acadêmica em Portugal e o discutível privilégio de nunca ter precisado trabalhar.

Com a mesma franqueza, Brás Cubas convida o espectador a testemunhar sua tumultuada vida amorosa. Lembra o primeiro amor, a cortesã espanhola Marcela que amou-o por "15 meses e 11 contos de réis". O segundo amor, a jovem Eugênia, que "apesar de ser bonita era coxa". Depois, Brás Cubas apaixona-se por Virgília, mas esta acaba optando pelo bem-sucedido político Lobo Neves.

Abordando o cotidiano ou acontecimentos nacionais, na vida ou na morte , Brás Cubas alterna ironia e amargura, melancolia e bom-humor. Em qualquer estado de espírito, ele nos surpreende pela irreverência e devastadora lucidez.

Diretor André Klotzel

Saudado como uma das mais importantes revelações do cinema brasileiro dos anos 80, André Klotzel soma em seu currículo as atividades diretor, produtor, roteirista de longas, médias e curtas-metragens.

Durante o curso de cinema na Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) dirigiu vários curtas em 16mm: Eva, Os Deuses da Era Moderna e Os Gaviões.

Em 1986 dirigiu seu primeiro longa, A Marvada Carne, deliciosa fábula pós-caipira que arrebatou vários prêmios no Festival de Gramado e foi visto por mais de 1,2 milhão de espectadores. 

Em 1994 dirigiu Capitalismo Selvagem, debruçando-se com humor cáustico sobre as muitas contradições do país. 

Em 1996 foi convidado pela Prefeitura de Santos para dirigir um institucional sobre a cidade e subverteu o gênero com Brevíssima História das Gentes de Santos, que concilia rigor histórico, ousadia criativa e muito humor.

Em 2001, seu longa Memórias Póstumas, uma adaptação do clássico de Machado de Assis, estrelado por Reginaldo Farias, foi vencedor de cinco prêmios em Gramado e exibido em 11 festivais internacionais, entre eles o Festival de Berlim.  

Em 2010 lançou o longa Reflexões de um Liquidificador.

Elenco

Reginaldo Faria 


Marcos Caruso 


Petrônio Gontijo 


Stepan Nercessian 


Viétia Rocha

 
Débora Duboc 


Lôbo Neves 


Otávio Müller 


Doutor Vilaça 


Walmor Chagas 


Sonia Braga 


Nilda Spencer

Equipe

Dirigido e Produzido por

André Klotzel


Produtor Delegado

Patrick Leblanc


Produtora Executiva

Monica Schmiedt


Direção de Produção

Tereza Gonzalez


Roteiro

André Klotzel


Diálogos

José Roberto Torero


Direção de Arte

 Adrian Cooper


Direção de Fotografia

Pedro Farkas


Montagem

André Klotzel


Cenografia

Roberto Mainieri


Figurinos

Marjorie Gueller

 

 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br