Português English
La terre et la peine Doc . Beta digital . cor . 90’ . 1997
Sobre o filme

Produção: Les Films d’Ici and La Sept Arte Production 
Co-Produção: Superfilmes

Sinopse

Na Amazônia, no sul do estado do Pará, existe uma área de conflito pela conquista de novos territórios e acesso à terra. O filme testemunha as condições de instalação de um grupo de pioneiros em plena mata virgem, um percurso difícil, marcado pela violência do processo de colonização.

Nas regiões vizinhas, já desmatadas, exploradas e ocupadas, os grandes proprietários têm a posse da maioria das terras. Lá, o Movimento dos Sem-Terra reuniu centenas de famílias para ocupar a Fazenda Macaxeira, um domínio de 40.000 hectares.

Em 17 de abril de 1996, dezenove pessoas foram mortas num enfrentamento com a polícia, que buscava a retomada da terra por ordem do governo.

Diretor Frédéric Létang

Filmografia seletiva


Documentários

• Direção do documentário Campus Flutuante, de Belém a Óbidos (60’). Esse filme mostra uma expedição organizada pela UFPA no rio Amazonas, oferecendo aos participantes, pesquisadores e estudantes, um conhecimento concreto e também multidisciplinar da Amazônia.

(Produção XYZEBRE 2013)

• Direção do documentário, Círio de Belém. A maior manifestação religiosa católica do mundo que acontece todo ano, em outubro, em Belém.

(Produção XYZEBRE 2012)

• Direção do documentário Ecce Corpo (60’), sobre o trabalho e a obra do escultor Laurent Sébès.

 (Produção Europimages 2008)

• Direção do documentário La terre et la peine, (90’) (Les Films d’Ici, IRD, Superfilmes). Esse filme mostra a ocupação de novos territórios e a competição pelas terras na Amazônia brasileira. Divulgado na Europa pelo canal franco-alemão Arte, e premiado em numerosos festivais.

• Direção de um filme sobre a International Charter 'Space and Major Disasters' (2004). Convenção entre 15 agências espaciais nacionais para oferecer, em caso de catástrofes naturais, as imagens feitas por satélites aos órgãos de proteção civil e às ongs.

Equipe

Criação e Direção

Frédéric Létang


Direção de Fotografia

Phillipe Costantini


Som

João Godoy


Edição

Geneviève Letellier e Anne Weil


Produção Executiva (Brasil)

 Patrick Leblanc

 

Distribuição

Europe Images International

 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br