Português English
A Valsa do Pódio Doc . HD . Cor . 26' . 2013
Sobre o filme

Documentário realizado através do programa “Memórias do Esporte” com estréia na ESPN, que irá retratar a vida da atleta paralímpica brasileira Terezinha Guilhermina, que conquistou, ao lado do seu guia, Guilherme Santana, duas medalhas de ouro nas provas de 100m e 200m rasos para cegos.

Sinopse

Em 2012, nos Jogos Paralímpicos de Londres, a atleta brasileira Terezinha Guilhermina confirmou sua posição de corredora com deficiência visual mais rápida do mundo: conquistou, ao lado de seu guia Guilherme Santana, duas medalhas de ouro nas provas de 100m e 200m rasos para cegos (T11). Além disso, protagonizou uma cena emocionante: na prova dos 400m, Guilherme desequilibrou-se e caiu; em solidariedade ao guia, Terezinha jogou-se no chão e abandonou a vitória que era certa até então. O documentário vai contar a história dessa grande atleta: suas conquistas, sua relação com o guia, o sonho olímpico e a felicidade de ganhar a medalha, a superação de mais um recorde mundial, e principalmente, como ela se divertiu durantes estes jogos e como curte sua vida.

Diretor Daniel Hanai

Formado em engenharia pela UFSCAR e especializado em Comunicação Social pela Cásper Líbero.

Trabalha como gestor cultural no SESC desde 2001. Foi produtor do documentário Baile do Carmo (HD, 2010) e diretor dos curtas A Vacalhada (digital, animação, 2001) e Powerpoint (digital, 2009).

Diretor Bruno Carneiro

Bruno Carneiro é graduado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalha em audiovisual desde 1997. Dirigiu cinco curtas-metragens: O Tempo dos Objetos (Prêmio Revelação no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e prêmio de roteiro no Festival de Brasília), Carregar uma Criança (Prêmio Revelação no Festival de Curtas-Metragens de Cuiabá, Melhor Filme pela ABD-RJ no Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, prêmio de som no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte), Esboço para Fotografia (prêmio de fotografia na Jornada de Cinema da Bahia), Infidelidade e Rec, Pause. Dirigiu treze documentários: A Valsa do Pódio (em co-direção com Daniel Hanai, através do edital Memória do Esporte Olímpico Brasileiro), sete episódios da série Obra Revelada (Instituto Cultural Itaú), Mestres da LiteraturaLygia Fagundes Telles (TV Escola), O Saber Tradicional (TV Cultura de São Paulo), e três episódios da série Expresso Brasil – Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Norte (TV Cultura de São Paulo).

 

 

Elenco

Participação:


Terezinha Guilhermina

 

Guilherme Santana

Equipe

Direção

Bruno Carneiro e Daniel Hanai

 

Argumento

Daniel Hanai

 

Produção Executiva

Zita Carvalhosa

 

Direção de Produção

Jorge Guedes

 

Direção de Fotografia

Mariano Kweller

 

Som direto

Fernando Russo

 

Edição de Som

Guile Martins

 

Montagem

Marcio Miranda Perez

 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br