Português English
Central do Brasil (Co-Produtora) Fic . 35mm . cor . 113’ . 1998
Sobre o filme

Produção: Videofilmes

Uma co-produção: Superfilmes

Venda Internacional: Sony Picture Classics

Sinopse

Dora é uma mulher de sessenta anos que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na “Central do Brasil”. Ela ajuda Jeová, um menino abandonado de oito anos, a encontrar seu pai no interior do Nordeste.

 

Diretor Walter Salles

Walter Salles (1956) nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de abril de 1956. Cursou economia na PUC, porém, não seguiu a carreira. Em 1979, matriculou-se no curso de comunicação visual do sul da Califórnia. Começou carreira na publicidade.

Walter Salles produziu séries e programas televisivos a partir de 1983, como “Conexão Internacional”. Em 1991, lançou seu primeiro longa-metragem, a Grande Arte, baseado no romance do escritor Ruben Fonseca. Em 1995, dirigiu o filme Terra Estrangeira, premiado no Brasil, França, Bélgica, Estados Unidos e Uruguai. Mas o filme que lhe trouxe maior repercussão e elogio da crítica foi Central no Brasil (1998). Com esse filme, conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz - Fernanda Montenegro - no Festival de Berlim. “Central no Brasil” também lhe rendeu a indicação de Melhor Atriz no Oscar de 1999.

Em 2001, foi nomeado para o Globo de Ouro de Filme Estrangeiro com o filme Abril Despedaçado. Com o filme Diários de Motocicleta (2004), sobre o percurso do revolucionário Che Guevara pela América Latina, fez sucesso no exterior. Em 2005, lançou o primeiro filme em língua inglesa, Água Negra.

Em 2012, lançou o filme On the Road, uma adaptação roteirizada por José Rivera sobre a obra do escritor norte-americano Jack Kerouac.

Elenco

Fernanda Montenegro


Marilia Pera


Vinicius De Oliveira


Othon Bastos


Soia Lira


Antonella Rendina

Equipe

Direção

Walter Salles

 

Roteiro

João Emanuel Carneiro, Marcos Bernstein e Walter Salles

 

Produtores

Martine de Clermont-Tonnerre, Arthur Cohn Compositor Antonio Pinto

 

Direção de Fotografia

Walter Carvalho

 

Montagem

Isabelle Rathery e Felipe Lacerda


Produção

VideoFilmes Co-Produção SuperFilmes

Festivais

Quando Central do Brasil foi exibido pela primeira vez em Sundance Film Festival, o público terminou o filme em lágrimas, aplausos e alegria. Um mês depois, ele também foi exibido no Berlin Film Festival, ganhando o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro).



facebook.com
 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br