Português English
Caligrama Exp . 35mm . cor . 30’ . 1995
Sinopse

Ensaio poético constituído a partir do vasto repertório de sons, gestos, palavras e objetos que compõem o universo simbólico de um grupo de indigentes da cidade de São Paulo. Descontextualizados das ruas onde habitam, eles irão atuar, ao lado de dois atores, em situações imaginárias que evocam um sentido comum à errância de todos nós naquilo que persiste de mais arcaico ou primitivo na interação com o mundo e seus espaços. Longe de pretender qualquer apropriação “sociológica” da problemática do indigente, o filme apoia-se em uma narrativa poética para criar associações livres de imagens que dialoguem com o território sensível e anímico destes personagens tão recorrentes ao olhar das cidades, embora sempre de modo obscuro e enigmático.

Diretor Eliane Caffé

Eliane Caffé graduou-se em Psicologia pela "Pontifícia Universidade Católica de São Paulo" e cursou mestrado no “Instituto de Estética e Teoria das Artes” da Universidade Autonoma de Madrid, na Espanha. Iniciou sua carreira como cineasta realizando três curtas premiados; O Nariz (1987), Arabesco (1990) e Caligrama (1995). O primeiro longa-metragem Kenoma (1998) conquistou espaço internacional com a exibição e premiação em importantes Festivais no exterior e no Brasil. Seguem na mesma trajetória os filmes seguintes Narradores de Javé (2002) e O Sol do Meio Dia (2009). Para TV a cineasta realizou minissérie e documentários de caráter experimental, além de coordenar projetos coletivos audiovisuais em diferentes comunidades no interior do Brasil. Atualmente prepara-se para rodar a ficção Um Passo Para Ir e finaliza o roteiro de longa Calipo Sonha?

 

Elenco

Leonardo Villar 


Jofre Soares 


Jonas Bloch 


Mariana Lima 


Marcelo Andrade

Equipe

Roteiro e Direção

Eliane Caffé


Produção Executiva

Zita Carvalhosa


Direção de Produção

Caio Gullane


Direção de Fotografia

Hugo Kovensky


Direção de Arte

Carla Caffé


Montagem

Idê Lacreta


Música

 Wilson Sukorski

 

Festivais
  • Prêmio Estímulo 1994 - Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
  • Festival de Brasília 1995 - Melhor Documentário de Curta-Metragem
  • Festival de Melbourne 1996
  • Festival de Leipzig 1996
  • Festival de Havana 1996
  • Festival de Biarritz 1996


facebook.com
 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br