Português English
O Povo Brasileiro Doc . Vídeo . cor . 10x26’ . 2000
Sinopse

O antropólogo Darcy Ribeiro nos conduz pelos caminhos da nossa formação como povo e nação. Afinal, quem são os brasileiros? Que matrizes nos alimentaram? Que traços nos distinguem?

 

A série é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro em linguagem televisiva. Os programas, de 26 minutos cada, discutem a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro, depoimentos de Antonio Cândido, Luis Melodia e Antonio Risério, entre outros, e a participação especial de Chico Buarque e Tom Zé, os dez programas da série discutem nossas origens, nossos percursos históricos, nossos temas e problemas, nossas perspectivas de futuro.

 

Em 1995, lendo os primeiros capítulos dos originais de "O Povo Brasileiro", Isa Grinspum Ferraz sugeriu a Darcy Ribeiro (1922-1997), com quem colaborou por 13 anos, que contasse aquela história para mais gente, em programas de televisão. Apesar de já muito doente, Darcy aceitou a provocação e, por quatro dias, tornou-se ator de um grande depoimento sobre a formação cultural do povo brasileiro.

Diretor Isa Grinspum Ferraz

Nascida em Pernambuco e formada em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, Isa Grinspum Ferraz é roteirista, documentarista e curadora de exposições e museus multimídia. Foi colaboradora de Lina Bo Bardi e, por 13 anos, de Darcy Ribeiro. É conselheira e diretora cultural da Fundação Darcy Ribeiro.

Na área audiovisual, dirigiu a premiada série O Povo Brasileiro – dez documentários baseados na obra de Darcy Ribeiro – exibida no GNT e na TV Cultura, e as séries Intérpretes do Brasil e O valor do amanhã, essa última exibida no programa Fantástico, da Rede Globo.

Em 2011, realizou o longa-metragem documental Marighella.

Dirigiu ainda os médias-metragens Lina Bo Bardi, O Milagre do Pão, A Cidade Não Pára e Darcy Ribeiro: Um Vulcão de Ideias, exibidos na TV Cultura.

Na área de projetos educacionais por multimeios, coordenou e dirigiu a criação, entre outros, de Genesis, com Sebastião Salgado, para a Unesco, e do projeto Missão Ambiente – Responsabilidade Socioambiental dos Brasileiros, para a Fundação Cultural do Exército Brasileiro. Com Darcy Ribeiro, desenvolveu o projeto da Escola Normal Superior de Educação à Distância, para o Ministério da Educação. 

Elenco

Participação Especial 

  • Chico Buarque 
  • Tom Zé 
  • Gilberto Gil 

O depoimento de Darcy Ribeiro foi filmado na cidade de Maricá em junho de 1995

 

Equipe

Idealização e Direção

Isa Grinspum Ferraz


Roteiros

Antônio Risério, Isa Grispum Ferraz e Marcos Pompéia


Produção Executiva

Zita Carvalhosa


Direção de filmagem

Flávio Frederico, Mauro Farias e Rafic Farah


Direção de fotografia

Adrian Cooper, Carlos Ebert e José Guerra


Direção de arte

Rico Lins


Direção de produção

Fernanda Senatori


Montagem

Idê Lacreta e Vânia Debs


Trilha Original

Marco Antônio Guimarães


Edição de som / Mixagem

Eduardo Santos Mendes e João Godoy


Coordenação pesquisa de arquivo

Stella Grisotti


Abertura

Rico Lins e Siron Franco


Narração

Matheus Nachtergaele


Produção

Carolina Vendramini


Técnico de som

Guilherme Ayrosa


Produtores Associados

FUNDAR - Fundação Darcy Ribeiro / Texto e Imagem

Festivais

 

  • Grande Prêmio Cinema Brasil 2001

 



facebook.com
 
 
 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 - República - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br