Português English
Twenty Years (Co-producer) Doc. DCP. Cor. 80´. 2018
Sinopse

In a Cuba where time seems not to pass, a radically change and unpredictable promise to modify everyone's life forever. In the center of a whirlwind, three Cuban couples try to live their love stories, while time and life are changing.

Diretor Alice de Andrade

Cineasta carioca nascida em 1964, estreou na direção de longa-metragem com O Diabo a Quatro (2004), que participou dos festivais de Brasília (prêmio especial do júri), Cuiabá (melhor filme, direção, roteiro, produção e atriz para Maria Flor), Rotterdam, Fribourg, Pesaro (Itália), Montevidéu, Paris, Miami, Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Formou-se em Geografia pela PUC do Rio de Janeiro e estudou em escolas de cinema estrangeiras, como a Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba e a francesa FEMIS. Seu primeiro contato com o cinema foi como estagiária de direção no longa americano A Floresta das Esmeraldas (1985), que John Boorman filmou no Brasil. Mais tarde, em 1984, dividiu o roteiro de Com Licença, Eu Vou à Luta com o diretor Lui Farias e fez sua assistência de direção. Foi continuísta de Ópera do malandro (1985), de Ruy Guerra, e da produção internacional Hell Hunters (1986), de Ernst Ritter Von Theumer. 

No ano seguinte, foi assistente de direção e co-roteirista de Joaquim Pedro de Andrade, seu pai, no longa Casa-Grande, Senzala & Cia. (1987). Trabalhou como assistente em produções nacionais, como Faca de Dois Gumes (1988), de Murilo Salles, e internacionais, como Passage du Tropique (1989), de André Techiné e Irma Vep (1996), de Olivier Assayas. 

Como diretora, fez programas para a televisão francesa e os curtas Dente por Dente (1994) – Melhor Roteiro e Direção em Brasília, Melhor Direção de Arte em Gramado e Cuiabá – e Bijú na Laje! (2002). Em 2006, trabalhou no projeto de restauração da obra completa de seu pai. Estreou no Festival É Tudo Verdade 2008 com o documentário Histórias Cruzadas, no qual revisita a filmografia de Joaquim Pedro de Andrade.

Em 2016 lança o longa documentário Vinte Anos, premiado no Festival de Brasília (Melhor Trilha Sonora e Prêmio Conterrâneos de Melhor Documentário) e exibido nos festivais de Havana, Miami, Guadalajara, Ouro Preto e na Mostra de São Paulo. 


 

 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br