Português English
Vinte Anos (Co- Produção) Doc. DCP. Cor. 80´. 2018
Sinopse

Em uma Cuba onde o tempo parece não passar, uma mudança radical e imprevísivel promete alterar a vida de todos para sempre. E no meio desse turbilhão, três casais cubanos tentam viver suas histórias de amor, enquanto o tempo e a vida vai se transformando.

Diretor Alice de Andrade

Cineasta carioca nascida em 1964, estreou na direção de longa-metragem com O Diabo a Quatro (2004), que participou dos festivais de Brasília (prêmio especial do júri), Cuiabá (melhor filme, direção, roteiro, produção e atriz para Maria Flor), Rotterdam, Fribourg, Pesaro (Itália), Montevidéu, Paris, Miami, Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Formou-se em Geografia pela PUC do Rio de Janeiro e estudou em escolas de cinema estrangeiras, como a Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba e a francesa FEMIS. Seu primeiro contato com o cinema foi como estagiária de direção no longa americano A Floresta das Esmeraldas (1985), que John Boorman filmou no Brasil. Mais tarde, em 1984, dividiu o roteiro de Com Licença, Eu Vou à Luta com o diretor Lui Farias e fez sua assistência de direção. Foi continuísta de Ópera do malandro (1985), de Ruy Guerra, e da produção internacional Hell Hunters (1986), de Ernst Ritter Von Theumer. 

No ano seguinte, foi assistente de direção e co-roteirista de Joaquim Pedro de Andrade, seu pai, no longa Casa-Grande, Senzala & Cia. (1987). Trabalhou como assistente em produções nacionais, como Faca de Dois Gumes (1988), de Murilo Salles, e internacionais, como Passage du Tropique (1989), de André Techiné e Irma Vep (1996), de Olivier Assayas. 

Como diretora, fez programas para a televisão francesa e os curtas Dente por Dente (1994) – Melhor Roteiro e Direção em Brasília, Melhor Direção de Arte em Gramado e Cuiabá – e Bijú na Laje! (2002). Em 2006, trabalhou no projeto de restauração da obra completa de seu pai. Estreou no Festival É Tudo Verdade 2008 com o documentário Histórias Cruzadas, no qual revisita a filmografia de Joaquim Pedro de Andrade.

Em 2016 lança o longa documentário Vinte Anos, premiado no Festival de Brasília (Melhor Trilha Sonora e Prêmio Conterrâneos de Melhor Documentário) e exibido nos festivais de Havana, Miami, Guadalajara, Ouro Preto e na Mostra de São Paulo. 


 

Equipe

Escrito, dirigido e produzido por Alice de Andrade

 

Fotografia

Ángel Alderete 

Nicolás Wong Diaz 

 

Pesquisa

Pedro Cintra

 

Direção de arte

Patricia Chueke

Phil Canedo 

 

Montagem

Idê Lacreta

Joana Collier

 

Som direto

Bruno Fernandes 

 

Direção Musical

Pedro Cintra

 

Mixagem

François Wolf/ FW Studio 

 

Produção Executiva

Lula Leita Franco

Gustavo Sánchez

 

Produtores Associados

Serge Gordey

Zita Carvalhosa

 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 -  República - CEP 01210-010 - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br