Português English
Fotografação
Sinopse

Documentário de longa-metragem sobre o grupo de fotógrafos que ajudou a criar a imagem do Brasil presente no senso comum. O projeto visa apresentar a um público mais amplo a arte e a história da fotografia brasileira, de meados do século XIX a meados do século XX, através das trajetórias de alguns dos seus principais personagens. Fotografação oferecerá uma visão abrangente do grupo retratado, articulando itinerários individuais, opções temáticas, valor estético e o período histórico no qual atuaram. Desta forma apresentaremos a contribuição de cada um deles no processo da construção de uma visualidade brasileira.

Diretor Lauro Escorel

Um dos mais conceituados diretores de fotografia brasileiros. Foi assistente de Dib Lutfi e Affonso Beato antes de estrear como diretor de fotografia em São Bernardo (1971), de Leon Hirzsman, que recebeu o prêmio de melhor fotografia em Gramado. Seu trabalho em Ironweed (1987), de Hector Babenco, filmado nos EUA, lhe abriu as portas para o mercado norte-americano. No exterior, assinou a direção de fotografia de Indecency (1992), de Marisa Silver, Dangerous Heart (1993), de Michael Scott, e Amelia Earhart: The Final Flight (1994), de Yves Simoneau, entre outros. No Brasil, foi responsável pela direção de Fotografia de filmes como Toda nudez será castigada (1973), de Arnaldo Jabor, Bye Bye Brazil (1980), de Cacá Diegues, Eles não usam Black-tie (1981), de Leon Hirzsman, Coração Iluminado (1998), de Hector Babenco, Vinícius (2005), de Miguel Faria Jr., Batismo de Sangue (2006), de Helvécio Ratton e Chico, artista brasileiro (2015), de Miguel Faria Jr.

 

Como diretor, realizou o longa-metragem Sonho sem fim (1985), prêmio especial do júri no Festival de Gramado, além de curtas documentários como Os libertários (1976), prêmio Margarida de Prata da CNBB,  Improvável Encontro - frente e verso (2016), première no Festival de Brasília, e Elisa e Joana (2016), codirigido com Evaldo Mocarzel. 

 

É membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) e um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).

 
 
Endereço Av. Dr. Vieira de Carvalho, 192 / 101 - República - São Paulo - Brasil Telefone +55 11 3031.5522  E-mail super@superfilmes.com.br